sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Como lavar o cabelo é o primeiro passo para os dreads naturais


Créditos: Diego F / Dreadlocks Naturais & Introspecção
obs: Os métodos descritos aqui servem também para dreads já formados, ou até mesmo para quem não tem dreads, pois é apenas uma lavagem profunda sem agredir o cabelo e o couro.

Bom, o primeiro método de lavagem é o metodo tradicional de limpeza PROFUNDA.

Você vai precisar de bicarbonato de sódio [recomendo comprar por kilo, custa 5-7 reais e cada lavagem vai usar apenas 50-100g], e vinagre de maçã [tem de ser o de maçã pois o mesmo tem o pH similar ao do cabelo]

Misture 50g [ou mais, alguns tipos de cabelo precisa de até 100g pra lavar o cabelo] de bicarbonato de sódio em um container com 1l de água, misture bem com a ajuda de uma colher até dissolver completamente.

 Derrame a mistura com a ajuda de um copo cuidadosamente por seu cabelo e couro cabeludo, e se for possível massageie com as pontas dos dedos o seu couro cabeludo [mas não é essencial, pois o bicarbonato vai esfoliar sozinho a pele morta]. Dai vai pegando mais copos dessa mistura, continue derramando sob seu cabelo, e deixe agir por 10-15 minutos.

Depois enxague bem com água fria ou GELADA. Agora misture de uma colher de chá a 2 colheres de sopa [se voce tem dreads a muito tempo e eles estão travados, use 1-2 colheres de sopa, pra penetrar melhor no cabelo e couro] em 1l de água, derrame sob seu cabelo e couro, espere 30s a 1 minuto e enxague com a água mais fria que puder. O bicarbonato é alkalino, e o cabelo é ácido, então o vinagre de maçã será necessário para "resetar" o pH natural que o cabelo e couro cabeludo precisa.

Para secar o cabelo, deixe ele pingar, e depois seque pelo ar natural, ou tome um sol, evite usar toalha, então é bom quando for lavar, lavar no início do dia pra quando chegar a hora de dormir o cabelo já estar seco.

AVISO: Nunca misture o bicarbonato de sódio com o vinagre de maçã, pois isso cria uma reação química, que vai produzir compostos que você não quer ter na cabeça. Lembre-se que aqueles vulcões que se faz em feiras de ciência utilizam essa mistura. Separados, ambos os produtos são inofensivos [o bicarbonato está presente até em nosso sangue, e o vinagre de maçã é um ácido leve].
*************

O segundo método, é com shampoo vegan livre de resíduos. Não recomendo se você não tiver um dinheirinho pra investir, pois no Brasil você tem que fazer sob encomenda, e importar não vai sair por menos de $50 [mas vale a pena se você puder gastar, E DURA BASTANTE]

Espume o shampoo nas mãos, e passe sob seu cabelo sem pressionar muito, e se puder, massageie áreas do couro cabeludo que você conseguir alcançar, deixe agir por 3 minutos e enxague com água fria.

Link do shampoo: http://shop.dreadlockshampoo.com/index.php?main_page=product_info&products_id=7&page=all
[e tem as barras também, mas as barras recomendo usar só quando os dreads estiverem mais desenvolvidos, aí é só deslizar a barra levemente pelo cabelo que ela vai espumando... tanto a barra como o líquido duram bastante tempo]
Fotinha de quando eu usava os produtos [super recomendo, na época o dólar era mais barato e não doía o bolso, mas se tu puder gastar, COMPRE]:



************

Outra coisa: o cabelo começa a dreadar quando alcança 5 a 6 dedos de comprimento, e quem desenha as mechas inicialmente é a ÁGUA, portanto quanto mais você lavar, mais os dreads se desenvolvem, pois a água faz os fios esticarem, e quando seca eles retraem, então nesse estica e retrai, rola o enozamento dos fios, então o ideal é que lave pelo menos 1 vez por semana, ou até 3 vezes por semana [pode lavar até mais vezes, contanto que seu cabelo esteja 100% seco no final do dia].

Você tem que evitar ao máximo mexer no cabelo. Quando o cabelo estiver separado em mechas, o máximo que você vai fazer é checar se tem fiozinhos interligando as mechas, e se você não quiser que os dreads sejam bem grossos, você vai puxar cuidadosamente esses fios [sem quebra-los] pra separar as mechas. A grossura final do dread será a mesma área ocupada pela raiz da mecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário